segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RELATO DO PARTO DA HELEN - Parto Natural Hospitalar

A Helen é daquelas pessoas que não tem como conhecer e não amar. Desde a primeira vez que nos falamos por telefone já simpatizei completamente. Super querida, educada e de sorriso fácil. Ela começou a participar do GestaCascavel (por indicação da Dra. Taciana) quando estava grávida há 21 semanas, super decidida a ter um parto normal.

Eu estava grávida também, passando das 35 semanas, quando ela me perguntou se eu toparia acompanhar o parto dela, já que teria um bebê pequeno pra cuidar na sua data provável do parto (e mais uma de 3 aninhos, né?). Disse pra ela que eu daria um jeito, que fôssemos conversando e que eu acreditava que não teria problemas.

Fui à casa dela no último mês pra conversarmos. Falamos sobre os medos, o que ajuda, o que atrapalha o trabalho de parto... E ela se mostrava muito tranquila, com a ansiedade normal de fim de gestação. Combinamos que eu iria junto à uma consulta com a obstetra pra conversarmos juntas sobre o parto.
Já com 37 semanas, numa consulta normal de rotina, a pressão arterial estava um pouquinho alta. A Dra. Taciana prescreveu medicação, pediu que verificasse diariamente a pressão, e já avisou que, se continuasse assim, achava mais seguro interromper a gestação. Ela me ligou preocupada, com medo de ter que fazer uma cesárea por conta disso.

Com 38 semanas e 3 dias a Helen sentiu algumas cólicas durante o dia, e bastante dor lombar. Foi à farmácia verificar a pressão por volta das 20h, estava um pouco alta novamente (130/90 mmHg). Ligou pra obstetra , foi pra uma consulta, e a Dra. pediu que ela voltasse no outro dia pra acompanhar. Avisou que ela fosse se preparando psicologicamente, pois se ainda estivesse alta, fariam a cesárea.

Eu estava jantando quando recebi as mensagens da Helen no celular contando tudo. Senti que ela estava bastante preocupada  e achei melhor ligar. Tentei tranquilizá-la, disse que tudo seria como fosse melhor pro Henrique, e que tudo daria certo. Conversamos bastante, e ela me contou que desde que saiu da consulta estava sentindo umas “cólicas”, e que havia percebido uma manchinha diferente na calcinha. Fiquei bastante animada e disse pra ela observar. Se essas coliquinhas fossem ritmadas, poderiam ser contrações. Nessa hora eu acho que ela nem imaginava que já eram os primeiros sinais do Henrique, de que ele estava chegando! Combinamos que ela iria tentar descansar, se acalmar, e antes de dormir me contaria como estavam as coisas.

Às 23:30h ela me mandou outra mensagem dizendo que tinha tido mais 3 contrações fraquinhas, mas que depois espaçaram novamente. Senti que naquela madrugada teríamos novidades. Coloquei as meninas pra dormir, separei as roupinhas pro papai arrumar elas no outro dia, e arrumei minhas coisas pra ir pra casa da Helen caso ela ligasse. Amamentei a Alice e fui deitar por volta da 1h, com o celular do meu lado, pedindo a Deus que tudo corresse bem, do jeito que Ele sabia que seria melhor.

Como eu imaginava, a Helen me ligou naquela madrugada. Às 4:25h. Disse que tinha acordado às 4h com umas contrações mais fortes, e às 4:20h a bolsa rompeu. Agora ela acreditava que era mesmo trabalho de parto (rs!). As contrações tinham ficado bem mais fortes depois disso, e ela pediu pra eu ir. Eu falei pra ela ligar pra obstetra, avisando que estava em trabalho de parto, e pra perguntar se poderia esperar em casa ou se ela achava melhor ir pro hospital, por conta da bolsa rota. Alguns minutos depois o marido dela me ligou novamente e disse que eu poderia ir pro apartamento deles mesmo.

Amamentei a Alice antes de sair, cheguei lá às 5h. A Helen estava no banheiro e o Eduardo (marido) veio abrir a porta. Aproveite pra conversar um pouquinho com ele, disse que ele precisaria demonstrar muita segurança (mesmo que no fundo tivesse medo de alguma coisa), e que a Helen precisaria muito sentir que ele confiava nela. Disse que as palavras dele naquele momento teriam muito peso, e que o papel dele não poderia ser substituído por ninguém, nem por mim. Que ele seria a pessoa mais importante pra Helen naquela hora, então era preciso manter a calma. E assim foi. Vi nascer um pai nesse dia, que cercou a esposa de carinho e cuidados (surpreendeu até você, né, Helen?).

Fomos ficar com a Helen no quarto, ela se sentia confortável deitada sobre o lado esquerdo, e assim ficou por um bom tempo. As contrações estavam vindo a cada 3 minutos mais ou menos, às vezes 4, e duravam cerca de 1 minuto. Eu e o Eduardo nos revesávamos massageando a lombar dela pra ajudar a diminuir a dor. Apesar do desconforto, a Helen manteve o controle da situação o tempo todo. Como havíamos conversado durante a gestação, ela instintivamente procurava a posição que fosse mais confortável, e obedecia ao que o corpo pedia. Vez em quando vinha uma contração mais forte, arrancava alguns suspiros, mas o clima estava tão tranquilo que nem isso atrapalhava. Lembro de uma hora que a Helen disse estar doendo muito, e eu falei pra ela não “brigar” com as contrações porque elas eram boas, elas é que trariam o Henrique.

Por volta das 5:45h a Dra. Taciana ligou pra saber como estavam as coisas, e eu disse que acreditava que a Helen estivesse com uns 5 ou 6 cm de dilatação (doula não faz toque, mas pelo ritmo das contrações deduzi que estivesse assim). Perguntei se ela queria passar ali pra avaliá-la e ela disse que não precisava, poderíamos nos encontrar no Hospital às 7h.

Massagens na lombar durante as contrações, nos pés durante o intervalo...  quarto com pouca luz... marido super atencioso e demonstrando total confiança na esposa...  ambiente acolhedor e perfeito pra liberar muita ocitocina. Em pouco tempo as contrações foram ficando mais intensas. Nem pareceu primeiro parto, que geralmente é mais lento. Cada contração vinha mais forte, durava mais tempo (às vezes até 2 minutos), a respiração durante as contrações já tinha mudado. Lembro de um momento em que olhei pro Eduardo e fiz um sinal dizendo que achava que logo logo o Henrique estaria chegando, que o trabalho de parto já estava bem avançado. Nessa altura a Helen demonstrou um pouco de medo, diante das contrações poderosas que empurravam vigorosamente o Henrique. Já não conversava mais, e sussurou que se aumentasse muito a intensidade ela não ia conseguir.  Disse a ela que ela já estava conseguindo, que já havia chegado até ali, e que tudo estava acontecendo do jeito que ela sonhou. Deus havia cuidado de todos os detalhes com carinho, e estava ali naquela hora também cuidando dela e do Henrique. Ela respondeu animada: “é mesmo, né, Mari... está dando tudo certo mesmo!”.

Já era umas 6:30h quando eu disse pra Helen que ela poderia se trocar pra irmos pro Hospital. Demorou muuuuuuuuuuito pra ela conseguir se arrumar, pois o espaço entre uma contração e outra era menos que 2 minutos, então quando vinha contração ela se abaixava, eu massageava a lombar, ela respirava. Quando a contração passava ela corria colocar roupa, sapato, passar perfume, maquiagem (siiiiiim, dá pra se maquiar em trabalho de parto, né, Helen? =D)...

Enfim conseguimos descer pro carro, eu fui com ela no banco de trás e o Eduardo foi dirigindo. E foi a caminho do hospital que ela começou a sentir os “puxos” (aquela vontade de empurrar quando vêm as contrações). Chegamos no Hospital Gênesis pouco depois das 7h, eu já havia ligado avisando que estávamos a caminho, e o quarto já estava preparado. A Eduarda já estava lá na entrada com a câmera em mãos (a Helen pediu que ela fotografasse o parto). Na recepção tivemos que esperar um pouquinho, não tinha mais ninguém lá além de nós, a secretária e a Eduarda. A essa altura a Helen já estava com a cabeça na “partolândia”. Sentia bastante as contrações, e tentando encontrar posição pra aliviar me perguntou “Mari, posso ficar no chão?”. Eu nem quis perguntar se ela ia sentar, abaixar ou deitar (regra de ouro: nunca contrarie uma mulher em trabalho de parto!), disse que podia. Mas bem nessa hora apareceu a enfermeira pra nos mostrar o caminho.

Chegando no quarto a Helen ajoelhou no chão e debruçou num sofá que tinha lá. Totalmente concentrada no parto. Essa é a hora que “morre” a menina e nasce a Mulher. A Mãe. A Leoa. Estava desligada do que acontecia em volta, precisava entrar em si mesma e ficar sozinha pra voltar à consciência com um filho nos braços.

Quase 8h a Dra. Taciana chegou e fez um toque (o único do trabalho de parto todo), constatou 9 cm de dilatação. Aferiu a pressão arterial, ótima, 120/70mmHg. Como a Helen queria, colocamos a banqueta de parto pra ela sentar, o Eduardo sentou atrás dela. Silêncio no quarto, a expectativa aumentando a cada contração. E às 8:10h o Henrique nasceu. Foi direto pro colo da mamãe, depois que a Taciana desenrolou as 3 voltas do cordão em torno do pescoço. Tinha um pouco de mecônio no líquido amniótico, mas não estava espesso, tudo certo. Logo já mostrou pro papai e pra mamãe como nasceu sabendo chorar a plenos pulmões. Ali no quarto recebeu os primeiros cuidados do pediatra, ao lado da mamãe. Alguns pontinhos por conta de uma pequena laceração, mas nada de episiotomia.
Primeiro colinho do Henrique!
 Foram cerca de 4 horas de trabalho de parto ativo, muuuuuuuuuuito menos que a média. O tempo da Helen foi respeitado, não houve nenhuma intervenção desnecessária e ela foi a protagonista do parto, como deve ser. 

Depois de tudo lembro da Taciana ter perguntado pra Helen: “E daí, valeu a pena?” –“Sim, valeu MUITO!”. A sensação é mesmo tão maravilhosa que só quem experimenta sabe. Sensação de realização como Mulher. Experimentar a potência do próprio corpo funcionando pra dar à luz um filho não tem preço. Ainda mais quando se vive isso como casal: os laços de amor se tornam ainda mais sólidos, e o marido passa a ver a mulher com outros olhos. Algo que só poderia ter sido planejado por Deus.

Henrique com 3 dias e Alice com 3 meses

Helen... quero te agradecer!  Por ter me permitido participar desse momento tão especial na vida de vocês. Obrigada por toda a confiança. Você foi uma guerreira vencendo seus medos. Você não achava que conseguiria ir tão longe pelo Henrique, né? Tenho certeza que você vai tirar de letra tudo que vier daqui pra frente. Afinal, esse foi só o primeiro capítulo do maravilhoso desafio que é a maternidade! Conte comigo sempre...

Eduardo, parabéns! Manter a calma em um momento tão cheio de emoções é tudo... E você conseguiu. Como eu te falei lá no hospital, tudo foi assim tão perfeito porque você foi o apoio que a Helen precisou. Que Deus te dê a graça de sempre ser o pilar forte dessa família!

7 comentários:

  1. Lindo! Que paz na foto do pós-parto!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, queridas Helen e Marieli, vcs são mamães guerreiras e atuantes na causa Pró-Vida: assegurar o ser humano de ser respeitado desde o início da Vida!PArabéns aos papais frescos! A Helen com certeza é especial, iluminada e continuará iluminando com sua experiência muitas outras pessoas, assim como vc Marieli! Beijos a todas!Somos uma corrente do Bem Universal!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Lindo é viver uma experiência dessas, Taís!! Nada se compara à experiência de dar à luz um filho... =D

      Excluir
  4. Lindo demais mesmo.. parabéns pra vocês duas!!

    ResponderExcluir
  5. Lindo relato...difícil para uma grávida segurar as lágrimas..

    ResponderExcluir
  6. Chegando no quarto a Helen ajoelhou no chão e debruçou num sofá que tinha lá. Totalmente concentrada no parto. Essa é a hora que “morre” a menina e nasce a Mulher. A Mãe. A Leoa. Estava desligada do que acontecia em volta, precisava entrar em si mesma e ficar sozinha pra voltar à consciência com um filho nos braços. ESSA PARTE ME DEBULHEI EM LÁGRIMAS! Que coisa mais linda do mundo!

    ResponderExcluir